Política em Foco

Em meio ao racha na oposição do Juruá, MDB sofre primeira baixa, Lucila Brunetta deve deixar o partido

A guerra dentro do MDB do Juruá continua. Desde o racha definitivo entre o prefeito Ilderlei Cordeiro e o ex-prefeito Vagner Sales, a disputa por apoiadores e espaços entre os dois grupos tem sido uma rotina. E depois de muito embate a força da máquina do município parece começar a dar sinais de que pode pesar a favor do grupo do atual prefeito.

Primeira baixa oficial

Fonte segura revelou a coluna que a vereadora Lucila Brunetta está pronta para deixar o MDB. Lucila que é pré-candidata a deputada estadual, deve deixar o MDB até o fechamento da janela eleitoral que ocorre dia 6 de abril. Embora não haja, janela para vereador, Brunetta deve se filiar ao novo partido até o fechamento do prazo destinado a justiça eleitoral para novas filiações antes das eleições de outubro.

Vai para o abafa

A mesma fonte garantiu a este colunista, que o próprio prefeito Ilderlei Cordeiro, vai para o arrocho político em cima das lideranças ainda ligadas ao ex-prefeito que tem cargo no município. A ordem é clara, quem não for com os candidatos do prefeito está no olho da rua.

Perdendo Base

O vereador Antônio Cosmo (MDB), entrou numa onda de ‘inferno astral’. Brigou com o prefeito, teve sua base política minada pelo pré-candidato Rudilei Estrela e de quebra ainda viu o Ministério Publico pedir a revogação do projeto de lei de sua autoria que mudou o nome da avenida Lauro Muller para Ildefonso cordeiro.

Barqueiros da discórdia

Depois de aparelhar a comissão de licitação do município por mais de 10 anos e contratar mais de 120 barqueiros ligados ao seu grupo político, Antônio Cosmo agora vê o avanço de Rudilei Estrela como uma ameaça ao seu reduto nos rios Juruá, Valparaíso e Juruá Mirim.

Já perdeu!

Se Antônio Cosmo ainda acha que pode contar com algum barqueiro como cabo eleitoral, pode tirar o cavalinho da chuva. Quem em sã consciência vai trocar o prefeito por um vereador que nada tem a oferecer? Manda quem pode, obedece quem tem juízo. O fim dessa novela é mais que previsível.

Pacotão do PDT

O PDT que nessa semana teve as filiações dos pré-candidatos a deputado federal abonada pelo presidenciável Ciro Gomes, se prepara para receber um pacote de lideranças de peso no Juruá. O partido prepara uma grande festa para o dia 17, onde apresentará mais de trinta novos filiados.

Surpresa a vista

No pacote do dia 17, está uma jovem liderança cobiçada por todos os grupos políticos do Juruá, mas que deve mesmo ter como destino o PDT… aguardem será uma grande surpresa à vista.

Tudo pronto

Um vereador de Cruzeiro do Sul, ligado ao prefeito de Rio Branco e pré-candidato ao governo do estado pela FPA, disse a coluna, que está tudo pronto para receber o prefeito Marcus Alexandre no Juruá. Nesta última semana foram feitos os últimos ajustes na casa onde o prefeito deve se hospedar e a militância da FPA prepara uma grande festa de recepção ao candidato do PT em sua chegada a Cruzeiro do Sul.

Fora do palanque?

Assessores e pessoas próximas ao senador Gladson Cameli, discutem a possibilidade de isolar de vez o prefeito de Cruzeiro do Sul. Uma das lideranças progressistas próximas ao senador, disse que Gladson não pode se contaminar com desgaste do prefeito e que se for preciso Ilderlei deve se afastar da campanha majoritária da oposição. O desgaste de Ilderlei Cordeiro é notório, e ele não dá sinais de que pode se recuperar antes das eleições de outubro, será um fardo pesado de carregar durante a campanha eleitoral. Mas, daí a ser isolado, são outro quinhentos, não creio que as oposições possam prescindir da segunda maior prefeitura do Estado numa campanha tão difícil como essa que se avizinha. Vamos aguardar, quem viver verá.

Por Luiz Carlos Rosa

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas da semana

Subir