Acre

Esquenta

Esquenta

O começo da legislatura 2013/2016 do legislativo municipal de Cruzeiro do Sul, tem acirrado os ânimos tanto da FPA como da oposição em CZS e, ajudado a antecipar o processo eleitoral das eleições de 2014. Tanto representantes da FPA como oposicionistas têm feito da tribuna da camara municipal pré-palanque das eleições do ano que avizinha.

Noticia requentada

A noticia dada em primeira mão pelo vereador Valdemir Neto (PT), na tribuna da camara municipal sobre condenação do prefeito de Cruzeiro do Sul: Vagner Sales, parecia ser uma “bomba” que devastaria todo o projeto político da oposição no Juruá. Mas, bastou da uma olhada mais criteriosa na noticia que, contatou-se ser nada mais que um processo antigo, de 2003, onde estão arrolados todos os deputados estaduais daquela legislatura; entre eles, aliados petistas de primeira hora como: o vice-governador Cesar Messias, o secretario Edivaldo Magalhães e o presidente da ALEAC deputado Elso Santiago.

Pau que bate em Chico bate em Francisco

Foi só o PT divulgar a noticia em primeira mão na CM/CZS da condenação do prefeito Vagner Sales, que pipocaram noticias de processos do executivo estadual envolvendo os ex-governadores: Jorge Viana e Binho Marques, além do atual prefeito de Rio Branco Marcos Alexandre e do assessor especial do governo do estado e ex-secretário de segurança Monteiro. E, ao que parece deve mesmo ser uma resposta da oposição aos ataques ao prefeito cruzeirense.

Saia justa

O incidente envolvendo o vereador Valdemir Neto (PT) e a construção de um Posto de Saúde na sede do projeto de assentamento Santa Luzia, tem gerado um “burburim” naquela comunidade. Estive lá ontem, e moradores ainda repercutem, de maneiram muito negativa, a ação do vereador, do presidente da cooperativa e do presidente do STR/CZS. Parece mesmo que ambos estão numa “saia justa” perante a população local e vai levar tempo para esquecer a confusão criada.

Como abelha no meu

Os quatorze vereadores de Cruzeiro do Sul devem mesmo esta adorando ter encontrado um parlamento quase inerte deixado pela ultima legislatura. Pois em três meses de mandato, dezenas de ofícios, indicações, memorandos, visitas e divulgações em veículos de imprensa tem sido feitos por aquela de leis. Como disse o vereador Elenildo da Pesca, rebatendo criticas de uma suposta sede excessiva ao pote por parte dos vereadores: “dizem que os vereadores de Cruzeiro do Sul estão parecendo abelha no mel”.

Justiça seja feita

Sobre uma suposta sede excessiva ao pote por parte dos vereadores, tenho acompanhado de perto a atuação do parlamento mirim e tenho visto um grupo muito atuante nesse inicio de mandato. Até aqui, tem-se mesmo que aplaudir o trabalho realizado. Cabendo apenas um adendo a atuação de, um ou outro mudinho, mas, isso é normal no processo legislativo.

Eleições 2014

Após três dias de visita de uma comitiva do governador Sebastião Viana a Cruzeiro do Sul, onde cumpriu agenda de governo e realizou conversas com membro da FPA/CZS. Na ultima sexta feira, foi a vez do Deputado Federal Marcio Bitar (PSDB), se reunir com mais de uma centena de lideranças oposicionistas (no Ruthis Bufê), para debater o provável cenário das oposições na eleição que se aproxima. Pelo visto, tanto governo como oposição, estão tentando correr contra o tempo para conquistar o maior numero de aliados possíveis, para esta, que deve ser a mais acirradas dentre todas as disputas já travadas pelos dois grupos.

Por.: Luiz Carlos Rosa de Souza.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas da semana

Subir