Acre

Defesa Civil acreana vistoria nível do Rio Madeira às margens da BR-364

Nesta quinta-feira, 11, uma equipe da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) se deslocou até Rondônia para averiguar de perto a situação das águas do Rio Madeira. Às 15:00 horas desta quinta-feira, 11, o nível do manancial na região do Abunã era de 19,95 metros, um aumento de 5 centímetros nas últimas 24 horas, conforme os dados.

Após ver in loco a situação em um dos trechos onde primeiro transbordou durante a enchente de 2014, o comandante-geral do CBMAC, coronel Carlos Batista, gravou um vídeo mostrando a distância atual entre as águas e a pista da rodovia que liga o Acre ao restante do país.

“Ainda se encontra com uma altura de mais de um metro para chegar a atingir a estrada. Nós vamos continuar monitorando todos os dias, pois há previsão de chuvas um pouco acima da média para a bacia do Madeira”, afirma o coronel.

Batista explica ainda que esta semana as equipes de governo estiveram reunidas para antecipar ações em caso de alagação. “Estamos em alerta para um transbordamento iminente dos rios que cortam o Estado. O próximo passo é alertar a Agencia Nacional de Água (ANA), Dnit, Policia Rodoviária e a diretoria da Usina de Jirau e Santo Antônio, a fim de juntos finalizar o plano de contingência caso ocorra uma inundação da BR-364”, esclareceu Batista.

Com as constantes chuvas sobre a região amazônica, o governo do Acre, por meio da Comissão Estadual de Riscos de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA) e prefeitura de Rio Branco, segue monitorando de perto a elevação dos mananciais. Um plano de contingência foi elaborado pelos órgãos responsáveis em caso de transbordamentos e alagamentos.

Nível dos rios

Em Rio Branco, o Rio Acre continua com o nível das águas subindo. A última medição, realizada às 15 horas desta quinta-feira, 11, registrou a marca de 12,51 metros, e o Riozinho do Rola está com a marca de 10,01 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros e de transbordamento, 14 metros.

No interior, as águas também estão elevadas. Em Assis Brasil, a medição é de 6,14 metros; Brasiléia está com a marca de 7,38 metros, em Xapuri o Rio Acre atingiu a marca de 11,40 metros.

Na BR-364, que liga os estados do Acre e Rondônia, o nível do Rio Madeira na região do Abunã era de 19,95 metros. Em Porto Velho as águas registraram 13,61 metros.

Informações AgênciaAc

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas da semana

Subir