Cruzeiro do Sul

Ações da vereadora Lucila Bruneta, PMDB, chamam a atenção na última sessão da Câmara de vereadores

Os vereadores de Cruzeiro do Sul aprovaram, por unanimidade, na sessão da última terça feira, 14, o projeto de lei n° 01/2017 de autoria da vereadora Lucila Brunetta, PMDB, que dispõe da obrigatoriedade de treinamento da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, a servidores das repartições públicas municipais e de agências bancárias no munícipio para um melhor atendimento aos portadores de necessidades auditivas e de fala.

De acordo com a autora do projeto, sua apresentação deu-se pela dificuldade que os surdos e/ou mudos têm de serem atendidos e compreendidos nos orgãos públicos e que a capacitação de servidores para atender este público será importante para diminuirmos o preconceito.

“Estou muito feliz pela aprovação deste importante projeto que visa uma melhor inserção e um melhor atendimento a essas pessoas. Vimos no último domingo, 05, a ascenção deste tema na prova de redação do Enem e hoje a Câmara de vereadores torna obrigatório as repartições públicas do munícipio e agências bancárias terem servidores treinados e capacitados a se comunicar com surdos e/ou mudos utilizando a Língua oficial deles. Demos um grande passo para o fim do preconceito contra essas pessoas”, disse a vereadora Lucila Bruneta.

Outro importante ponto a ser destacado como ação da vereadora do PMDB foi a indicação do professor da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Dr. João Carlos de Carvalho, para receber o título de “Cidadão Cruzeirense”, que será entregue a 14 pessoas que prestaram serviços relevantes à Cruzeiro do Sul, em uma sessão, toda especial, que acontecerá dia 08 de dezembro.

João Carlos de Carvalho é natural do Rio de Janeiro, formado pela Universidade Federal daquele Estado. Veio para Cruzeiro do Sul no ano de 1992 para trabalhar na primeira turma de Letras Portugues formada neste munícipio. De lá para cá nunca mais ausentou-se definitivamente do Juruá. Apenas, quando precisou ficar 4 anos no Estado de São Paulo fazendo seu doutorado.

Atualmente o prof. Dr. João Carlos de Carvalho realiza suas atividades acadêmicas no Centro de Letras do Campus Floresta e, também, no programa de mestrado e dourado da Ufac, Campus Rio Branco.

Autor de vários livros e artigos científicos publicados nas mais importantes revistas do país, João Carlos de Carvalho receberá, merecidamente o título de “Cidadão Cruzeirense”.

Esta será a segunda condecoração recebida pelo professor nos últimos 45 dias, uma vez, o mesmo foi homenageado na última quinta feira, 04, com a medalha da comenda “Lins Sampaio”, prêmio dado pela Secretaria de Cultura, como reconhecimento aos fazedores de cultura e arte de Cruzeiro do Sul.

Assessoria de Comunicação

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas da semana

Subir