Política em Foco

Bomba! De pires na mão, Câmara Municipal de Rio Branco atrasa pagamento de fornecedores

De pires na mão

A Câmara Municipal de Rio Branco parece não fugir à regra de 99% das “Casas Municipais” em todo o Estado. Informações seguras dão conta de que estourou todo o orçamento para o exercício financeiro de 2017.

Atrasos de fornecedores

Por conta da gastança desordenada, fornecedores estão com pagamentos atrasados. Ainda não há risco de atrasos nos salários, porém qualquer outra despesa adicional depende da boa vontade do prefeito Marcus Alexandre. Controlem melhor as coisas, negada!

Mesa Diretora

É bom lembrar que os principais vereadores que compõem a Mesa Diretora são candidatos assumidos nas eleições de 2018. O presidente, pastor Manoel Marcos (PRB), e o primeiro secretário, Jakson Ramos (PT), caso não sejam atendidos com o orçamento suplementar, correm o risco de responder pelo não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

É na terça-feira

Conforme a coluna já havia anunciado, há pouco mais de um mês, está marcado para terça-feira (28) o anuncio do secretario de Segurança Pública, Emylson Farias (PDT), como pré-candidato a vice-governador de Marcus Alexandre (PT). O acordo já estava selado desde a vinda dele para o PDT, pactuado com o próprio governador Tião Viana (PT).

Nem o mel nem a cumbuca

O PC do B, que chegou a colocar o nome do deputado Moisés Diniz como pré-candidato a vice, sequer ocupará as suplências dos candidatos ao Senado. O cenário dos comunistas será apenas a eleição de Edvaldo Magalhães para deputado estadual e Perpétua Almeida, que é sua mulher, para federal.

Apenas um consolo

O deputado Siba Machado (PT) assumirá o seu mandato de deputado federal. De volta à politica da província, o deputado Moisés Diniz deve receber apenas um cargo acessório como consolo. Fonte do centro nervoso de decisão da FPA revelou que o “cacique” não deve ocupar nem um cargo do primeiro escalão do governo, ou seja, não será totalmente desprestigiado.

Emerson Jarude vai ter trabalho

A julgar pelo desempenho da entrevista concedida à TV Rio Branco, o pré-candidato do Patriotas/DEM/Livres, Coronel Ulysses, precisará da consultoria do vereador Emerson Jarude (Livres). O Coronel parece ter dificuldades quando os temas fogem da alçada segurança pública. Capriche mais, vereador, pois a maioria dos analistas políticos não gostou do desempenho do homem.

De olho em cinco cadeiras

Movimento contrário do que vem sendo divulgado está acontecendo, silenciosamente, dentro dos grandes partidos da FPA. Para eleger o quinto deputado, articuladores avaliam que seria estratégico montar três coligações, onde a chapinha dos partidos nanicos, o G10, viraria duas chapinhas. O PT, PC do B e o PSB, numa composição dos grandes. Com esse cenário, avalia-se que a Frente Popular pode fazer cinco deputados federais.

O Leão Venceu

O ex-prefeito Vagner Sales (PMDB) mais uma vez ganhou uma queda de braço. A chapa puxada pelo PP sofreu um desmonte e se tornou inviável. Sem a resistência dos progressistas, vai prevalecer a tese puxada desde o início do processo pelo PMDB. O “Leão do Juruá”, ainda que não por méritos próprios, ganhou mais essa. Todos os partidos das oposições irão para um chapão. Salve-se quem puder!

Denúncia!

Chegou à coluna denúncia, através de moradores de Cruzeiro do Sul, que o Centro de Diagnóstico do Município deve reduzir os atendimentos para conceder recesso aos funcionários no período entre 20 de dezembro a 01 de janeiro. Pelo que diz a legislação, serviços essenciais como saúde e segurança publica não podem paralisar suas atividades, a menos que sejam mantidos os 70% dos atendimentos.  Alô, Ministério Publico!

Mais uma vez disse amém

A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, mais uma vez, fez vista grossa para um anseio da sociedade. Aprovou na quinta-feira (23) o novo projeto do prefeito, Ilderlei Cordeiro (PMDB) para vender o maquinário do município. Substituiu o anterior, que foi vetado por ilegalidades.

O placar

Os vereadores Franciney Melo (PT), Marivaldo Figueiredo (PMDB), Antônio Cosmo (PMDB), Clodoaldo Rodrigues (PR), Lucila Brunetta (PMDB), João Keleu (PDT), Chaguinha Silva (PDT) e Ocenir Maciel (PDT) votaram a favor da venda do maquinário. Mariazinha Soriano (PHS), Leandro Candido (sem partido) e Ronaldo Onofre (PDT) votaram contra. Eleinildo da Pesca (PP) e  Romário Tavares (PMDB) não votaram.

O Gladson vai aos debates?

O senador Gladson Cameli (PP) garantiu ao jornalista Nelson Liano Junior que vai a todos os debates na eleição do ano que vem. Ocorre que, quem conhece o senador, sabe que ele não é um estudioso de grandes temas. Nas ultimas eleições, para esconder esse lado, digamos mais fraco, ele teria fugido dos debates. Será que ele vai usar essa mesma estratégia? Muita gente está ansiosa para conferir em 2018. A exemplo da equipe do vereador Emerson Jarude, com o Coronel Ulysses é bom ir preparando o homem, para enfrentar uma campanha majoritária. Não pegaria bem, um Candidato a Governador não ir aos debates.

Prepare-se, Coronel

A entrevista do Coronel Ulysses Araújo, concedida à TV Rio Branco, despertou nos analistas políticos, duvidas, sobre o perfil do pré-candidato, e com seu preparo intelectual. No entanto, todos com quem conversei, são unanimes em afirmar que não gostaram do desempenho do Coronel, à exceção do tema segurança pública. Disseram que o pré-candidato não demonstra domínio de outras áreas e questionam se ele estaria mesmo preparado. “Não apenas de segurança se faz um governo,” disse um influente colunista da Capital. É melhor se preparar, Coronel. Quando se virá vitrine, todos os holofotes se direcionam à sua direção.

 

Por Luiz Carlos Rosa

1 Comentário

1 Comentário

  1. Willian Oliveira

    26 de novembro de 2017 em 16:35

    A Câmara nunca esteve de “pires” na mão. Existe um Portal de Transparência que garante exatamente a transparência onde o recurso é aplicado. E ao blogueiro desta página, informações mais segura ainda, você pode adquirir no próprio órgão, com comprovação através de fatos registrados em documentos. Se algum fornecedor deixou de receber, pode ter sido por conta de alguma pendência documental por parte do mesmo.

Deixe uma resposta

Mais lidas da semana

Subir
%d blogueiros gostam disto: